quinta-feira, 30 de junho de 2011

V Semana de Letras da Faculdade São Luís de França

Aconteceu entre os dias 30 de maio a 03 de junho de 2011 a V Semana de Letras da Faculdade São Luís de França, o evento, realizado pela coordenação e colegiado do curso, foi aberto ao público interno e externo. A Semana, que teve como tema “Língua, literatura e cultura: interseções”, foi organizada por acadêmicos que compõem o Centro Acadêmico de Letras Vinícius de Moraes (CALVM), e também por acadêmicos de outros períodos do curso.
O evento teve em sua programação conteúdos relevantes à formação acadêmica, que foram apresentados e discutidos em oficinas, palestras, mesa redonda e exposição de pôsteres.
Seguindo a programação, na abertura do evento, dia 31 de maio (segunda-feira), todos puderam prestigiar o Espetáculo “Os Marginais”, com o grupo de teatro Atualona, que após a apresentação conduziu uma discussão sobre a estética marginal e a literatura pós-moderna. Em seguida, os acadêmicos participaram da palestra “Mãos que falam: a construção do saber na linguagem do surdo”, ministrado pela professora Georgia Brandão.
No segundo dia do evento, dia 31 de maio (terça-feira), às 15h, estudantes participaram do primeiro dia da Oficina “Performances criativas”, ministrada por Jhon Eldon Barbosa, acadêmico do quarto período do curso de Letras da FSLF. Na sequência, assistira à Palestra “O Mito das nações: os dicionários de Língua Portuguesa no processo de construção da identidade nacional”, ministrada pelo professor Álvaro Souza. E concomitantemente, aconteceu a Oficina “Para entender poesia”, com o professor e poeta Marcílio Medeiros.  Após, foi apresentado a “Mesa Redonda, onde foi expostos trabalhos acadêmicos sobre “A produção literária na primeira metade do século XX: breves análises, grandes descobertas”, enquanto isso houve a exposição de pôsteres, com a mesma temática, por acadêmicos do curso de Letras da instituição.
No dia seguinte, 01 de Junho (quarta-feira), às 15h, continuou com a oficina “Performances criativas”, ministrada por Jhon Eldon Barbosa. Após, aconteceu a Oficina “Técnicas de oratória para a prática pedagógica”, com Suzy Deyse Vasconcelos Bezerra, acadêmica do sexto período do curso de Letras da FSLF. Em seguida, os acadêmicos participaram da palestra “Escritores sergipanos na Escola do Recife”, ministrada pelo professor José Costa. E finalizando a noite, foi apresentado o sarau poético: “A Lírica camoniana”, organizado pelo CALVM e com a participação dos estudantes do curso da instituição.
No dia 02 de Junho (quinta-feira), seguindo a programação, deu continuidade com a oficina: “Performances Criativas”, iniciada na terça-feira e ministrada por Jhon Eldon. Na sequência, todos puderam participar da palestra: “Bullying”, ministrada pela professora Gleyde Selma Shapke.
No último dia do evento, dia 03 de Junho (sexta-feira), após a finalização da oficina “Performances criativas”, ministrada por Jhon Eldon Barbosa, foi apresentada a peça “Auto da Barca do Inferno”, organizada e realizada pelos estudantes do 3º período do curso de Letras da FSLF. E finalizando o evento todos prestigiaram ao “VI Café Cultural Nordestino”, que esse ano foi feita para todos os estudantes da instituição, ou seja, foi aberto para o curso de Letras, Pedagogia e Administração.
Veja abaixo fotos da V Semana de Letras, que superou as expectativas de todos.
Grupo de teatro Atualona “Os Marginais”
 Palestra “Mãos que falam: a construção do saber na linguagem do surdo”, ministrada pela professora Georgia Brandão.
 Oficina “Para entender poesia”, com o professor e poeta Marcílio Medeiros.
Exposição de pôsteres, organizados pelos acadêmicos do 5° e 6° período do curso de Letras da FSLF, orientados pela professora Sara Rogéria.
 Palestra “Escritores sergipanos na Escola do Recife”, ministrada pelo professor José Costa.
Sarau Poético “A Lírica camoniana”, organizado pelo CALVM e com a participação dos estudantes do curso da instituição.
  Palestra: “Bullying”, ministrada pela professora Gleyde Selma Shapke.
Abrilhantando o último dia do evento foi apresentada a peça “Auto da Barca do Inferno”, organizada e realizada pelos estudantes do 3º período do curso de Letras da FSLF.
 “VI Café Cultural Nordestino”, um SUCESSO!
Agradecimentos especiais à Comissão Organizadora, Amanda Santos, Alex Correia, Ari Leal, Cleide Pereira, Edione Maria, Erika Santos, Ellen Santos, Elma Ribeiro, Gessica Ramiro, J. Silva Júnior, Layanne Thays, Luiz Carlos, Raquel Souza, Rayane Sales, Suelma de Lima, Walter Ferreira, vocês foram brilhantes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário